Buscar
  • Laboratório de Neurofarmacologia

A importância da Biotecnologia




A biotecnologia é uma ciência da vida que lida com o estudo de organismos vivos. É uma aplicação da biologia e de outras diferentes técnicas para alterar ou modificar produtos, melhorando a qualidade de vida humana e preservando o meio ambiente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

O termo “biotecnologia” foi criado no tempo das Grandes Guerras, quando havia muitas pesquisas em relação a produtos biológicos para fabricação de armas, e quando o cientista Alexander Fleming descobriu a bactéria produtora da penicilina, substância usada como antibiótico até os dias de hoje. Apesar da popularização do termo no século 20, essa ciência é praticada há milênios, através de povos antigos que fabricavam cerveja e vinho por fermentação desde 6000 anos antes de Cristo.

Com o tempo, as pesquisas em biotecnologia seguiram aumentando, levando à criação de novos campos de estudos como a engenharia genética, técnicas como a do DNA recombinante e eventos marcantes como o nascimento do primeiro mamífero clonado, a ovelha Dolly. A biotecnologia é aplicada no refino de processos industriais, na limpeza ambiental e na produção agrícola, mas é particularmente importante no campo da medicina, onde facilita a produção de proteínas terapêuticas e outros medicamentos. Insulina sintética e hormônio de crescimento sintético e testes de diagnóstico para detectar várias doenças são apenas alguns exemplos de como a biotecnologia está impactando a medicina. Além disso, essa ciência tem extrema importância na pandemia do novo coronavírus, visto que o sequenciamento do genoma do Covid-19 e o desenvolvimento de vacinas contra ele se deram através de conhecimento e técnicas biotecnológicas.



A Biointech usa a biotecnologia para ajudar seus clientes e para transformar o mundo. Nossos produtos são produzidos por profissionais extremamente capacitados e especializados, com tecnologia de ponta.

Para saber mais sobre a biotecnologia e suas aplicações, a Biointech indica o perfil de instagram da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (linabiotec.unb)




218 visualizações

Posts recentes

Ver tudo