Laboratório de Neurofarmacologia
Aminoácidos, pra que te quero?

Todos nós já ouvimos falar de proteínas, elas são moléculas extremamente importantes, controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula e exibem uma quase infinita diversidade de funções no nosso organismo.
Mas do que são formadas as proteínas? As proteínas, da mesma forma que peptídeos, são compostas fundamentalmente por resíduos de aminoácidos. Os aminoácidos são a unidade básica que forma as proteínas e os peptídeos. Sendo compostos por um grupo carboxila, um grupo amino e uma cadeia lateral, ligados a um carbono alfa. Fazendo uma associação com castelos de blocos de montar, o castelo é a proteína e cada bloco é um aminoácido e cada aminoácido tem uma função específica.
Os aminoácidos comuns são divididos em grupos, de acordo com a sua importância na dieta e capacidade de ser sintetizado pelo organismo. Sendo para nós humanos 9 aminoácidos essenciais (que precisam ser absorvidos através da alimentação) e 11 aminoácidos não essenciais (que não precisam ser absorvidos, pois já são produzidos naturalmente pelo nosso organismo).
Esses 20 diferentes tipos de aminoácidos variam em suas cadeias laterais, o que confere estrutura, tamanho, carga elétrica e solubilidade diferentes à cada um deles, estas propriedades afetam como cada par de aminoácidos interage entre si, e também o formato final da proteína. Os aminoácidos comuns também possuem isômeros e podem dar origem a outros aminoácidos menos comuns através de processos bioquímicos complexos, mudando também sua função no organismo.
Aminoácidos se unem e interagem sequencialmente dando origem a infinitas combinações de proteínas, que muitas vezes, apesar de diferentes, podem apresentar função similar dentro de um organismo devido à similaridade nas suas sequências estruturais.Mas como a base para essas diversas proteínas são sempre os mesmos 20 aminoácidos é muito importante manter suas quantidades corporais equilibradas.
A Glutamina é um exemplo de aminoácido bem conhecido e frequentemente suplementado por atletas, já que auxilia no aumento das reservas de glicogênio, utilizado como fonte de energia, e é um importante fator para a recuperação muscular e principalmente manutenção do tecido gastrointestinal.
Enquanto aminoácidos como a Arginina e a Cistina são bastante utilizados na produção de cosméticos por apresentarem propriedades antioxidantes e estarem relacionadas com a produção de colágeno e queratina. Prevenindo o envelhecimento da pele e ajudando no crescimento saudável do cabelo.
Gostou desta aula rápida de bioquímica? Fica de olho que esta foi só a primeira, vem com a Biointech entender o que são peptídeos e proteínas nos próximos posts!