Buscar
  • Laboratório de Neurofarmacologia

Colágeno e Pele Brilhante!

Olá inventores! Tudo bom? Ah as férias estão chegando, que maravilha! Nosso post de hoje tem tudo a ver com férias, relaxamento e pele bonita. Vamos falar sobre o colágeno! Vem com a gente.

O colágeno é uma proteína fundamental na formação da matriz extracelular. Essa macromolécula é produzida por todos os por todos os mamíferos e tem sua principal função na formação e sustentação dos tecidos ósseos. É graças ao colágeno que temos uma pele lisinha e viçosa e articulações que não rangem nem doem. Santo colágeno!


Nossas células produzem colágeno constantemente, entretanto com o passar dos anos o ritmo de produção diminui mas, infelizmente, o processo de destruição do colágeno velho continua. Esse resultado negativo na produção do colágeno implica na perda de integridade dos tecidos revelando uma aparência envelhecida, dores nas articulações e perda de massa magra. A colagenoses, que são deficiência de colágeno, causando má formação óssea, rigidez muscular, déficit de crescimento, artrite e doenças cutâneas.


Essa proteína está presente em 18 diferentes maneiras no nosso organismo, cada maneira é codificada por um gene diferente. Os principais tipos e mais abundantes são os tipos I (presente na pele), II (presente nas cartilagens) e o II (presente na pele e músculos).


Por ser uma molécula tão importante, a ciência busca desenvolver cada vez melhores de repor o colágeno que naturalmente perdemos. Há algum tempo acreditava-se que não era possível absorver colágeno por via oral. Ele era degrada no intestino e não conseguia chegar à pele. Mas como a ciência está sempre evoluído foi possível criar uma forma de reduzir o tamanho das moléculas de colágeno, tornando-as peptídeos que, com seu tamanho reduzido, são facilmente absorvidas e conseguem cumprir a função antirrugas. Santa Ciência!


Existem duas principais formas de repor colágeno: colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos de colágeno. O colágeno hidrolisado é indicado como suplementação proteica, ajudando no ganho de massa magra, aumento da sensação de saciedade e perda de massa gorda. Já os peptídeos bioativos são moléculas de colágeno hidrolisado que passaram por um processo enzimático e se tornaram específico para ação em determinada parte do corpo como, por exemplo, articulações e pele. Esses peptídeos possuem baixo peso molecular e não precisam sofrer nenhuma ação do metabolismo para serrem absorvidos logo, tem uma ação mais direta.


O colágeno é magnifico e faz maravilhas pela nossa pele e articulações. Além disso, ele ajuda no fortalecimento de unhas e cabelos e diminui o aparecimento de estrias e celulites. Santo colágeno (novamente)!

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo