Buscar
  • Laboratório de Neurofarmacologia

Fármacos do Futuro - Cosméticos com Base Peptídica

Atualizado: 8 de mar. de 2021


Olá criadores! Estavam com saudades? Nós da Biontech estávamos morrendo de saudades! Estamos de volta com a nossa série Fármacos do Futuro e hoje vamos um pouco mais além. Falaremos de cosméticos que utilizam peptídeos como matéria-prima.

O mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimentou mais de US$ 72 milhões em 2017 (ABIHPPC; 2018). O Brasil está entre os 3 primeiros países que mais investem na área de cosméticos. O setor de cosméticos é o segundo setor da economia que mais investe em inovação e o primeiro que mais investe em comunicação.

Os peptídeos naturais utilizados na indústria de cosméticos são vantajosos pois possuem uma alta estabilidade, seletividade e especificidade. Quando degradados pelo corpo se biotransformam em aminoácidos que são aproveitados pelo organismo. O uso de peptídeos na cosmetologia traz uma série de benefícios a esses produtos.

  • Aumento da eficácia

  • Função anti-idade, redução de rugas e linhas de expressão

  • Clareamento de manchas

  • Redução da queda de cabelo

  • Regeneração da pele e diminuição da celulite

  • Ação antimicrobiana

  • Redução da gordura corporal

  • Peptídeos Botox-like.

Os peptídeos botox-like estão entre os mais populares do mercado. Os Peptídeos BL são moléculas desenhadas de forma a possuir um efeito similar ao da toxina botulínica. Essa toxina é liberada pela bactéria Clostridium botulinum e causa o relaxamento dos músculos. O uso do injeções de botox é um dos procedimentos estéticos mais utilizados no mundo. Essa técnica permite que a musculatura relaxe causando um efeito de redução das rugas e linhas de expressão. Entretanto, o botox possui um índice terapêutico próximo de 1, ou seja, a dose que funciona é muito próxima da dose letal por isso, erros na aplicação do botox são muito graves. A fim de diminuir o risco desse procedimento foi criado uma alternativa: os peptídeos botox-like. Como já foi dito, esses peptídeos imitam o efeito de relaxamento causado pela toxina botulínica mas sem a necessidade de uma injeção, eles atravessam a pele. Esses peptídeos são aplicados em forma de creme na pele e causam um efeito “Cinderela”. Logo, os peptídeos BL, além de promover a hidratação da pele e o clareamento de machas, são aplicadas de forma não invasiva e indolor.

Fonte: ABIHPPC: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo