- Guilherme Gomes dos S. Barreto
O segredo dos cosméticos: As proteínas.
As proteínas são biomoléculas com uma ampla gama de tamanhos, grandes sequências de aminoácidos e estruturas secundárias [1]. Elas são responsáveis pela formação, manutenção e reparação de tecidos e células do corpo, além de atuarem como enzimas e hormônios, sua presença é essencial para o bom funcionamento de diversas atividades biológicas, incluindo a saúde da pele e dos cabelos.
O colágeno, por exemplo, é a proteína mais abundante na pele e sua função é proporcionar sustentação e elasticidade. Com o envelhecimento, a quantidade de colágeno produzida diminui, o que causa flacidez e rugas na pele. Por isso, muitos cremes anti-idade contém colágeno para ajudar a repor essa proteína, além de servir como um hidratante natural[2].
Já a elastina, por sua vez, é responsável pela elasticidade da pele e também pela capacidade de se esticar e voltar à forma original. Ela é encontrada em muitos produtos de cuidados com a pele para manter a firmeza e reduzir rugas, já que com o avanço da idade e a exposição a fatores ambientais, as fibras elásticas se desgastam. Esse desgaste contribui para a perda da firmeza da pele, causando a flacidez [3].
Uma outra proteína muito utilizada em cosméticos é a queratina, a responsável por formar o cabelo e as unhas. Shampoos e condicionadores contendo queratina são comuns no mercado como restauradores capilares. Produtos cosméticos capilares à base de proteínas aproveitam as propriedades e funções delas, pois são capazes de interagir com as fibras capilares, melhorando, recuperando e alterando algumas de suas propriedades e isso ajudará a fortalecer os cabelos, fazendo com que os fiquem mais macios e brilhantes [4].
Dessa forma, a utilização de ingredientes à base de proteínas é uma prática comum em produtos cosméticos. A ciência e a tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento de produtos de beleza de alta qualidade, que contém ingredientes exclusivos, como proteínas e outros compostos bioativos. O uso de cosméticos ricos em proteínas pode ajudar a fortalecer os cabelos e diminuir a queda, bem como melhorar a hidratação da pele, combatendo o envelhecimento precoce. As proteínas, de fato, são parte do segredo da eficácia dos cosméticos.
Gostou do texto?
Confira mais sobre nossos produtos e veja como a Biointech pode te auxiliar a produzir a suas proteínas de interesse. Clique aqui.
Referências Bibliográficas:
SECCHI, G. Role of protein in cosmetics, Clinics in Dermatology, Volume 26, Issue 4, 2008, Pages 321-325, ISSN 0738-081X, doi: 10.1016/j.clindermatol.2008.04.004.
SIONKOWASKA, A., et al. Collagen Based Materials in Cosmetic Applications: A Review. Materials (Basel). 2020 (19):4217. doi: 10.3390/ma13194217.
BAUMANN, L., et al. Clinical Relevance of Elastin in the Structure and Function of Skin. Aesthet Surg J Open Forum. 2021; 3(3). doi: 10.1093/asjof/ojab019.
TINOCO, A., et al. Biotechnology of functional proteins and peptides for hair cosmetic formulations. Trends in Biotechnology, Volume 40, Issue 5, 2022, Pages 591-605, ISSN 0167-7799. doi.org:10.1016/j.tibtech.2021.09.010.