Buscar
  • Laboratório de Neurofarmacologia

Testes de COVID-19 com Anticorpos

Olá, inventores! Como estão? A Biointech espera que todos estejam bem, apesar dos tempos difíceis. Para combatermos a pandemia do vírus SARS-CoV-2, prevenção e diagnóstico são importantes aliados. Então, que tal sabermos um pouco mais sobre um dos testes feitos para a doença?

Os testes sorológicos para COVID-19 avaliam a resposta do organismo ao vírus, isto é, a produção de anticorpos contra o patógeno. Tanto anticorpos de fase aguda da doença, IgM, quanto da fase convalescente (de recuperação gradual), IgG, são detectados, dependendo do teste. A apresentação dos testes, como vemos na ilustração acima, lembra a dos testes de gravidez, em que resultado do teste é comunicado pelo padrão de faixas que aparece. Nos testes, o sangue do paciente entra em contato com um dos dois antígenos: a glicoproteína spike (S) ou a fosfoproteína nucleocapsídica (N) do vírus. Caso o paciente já tenha sido infectado com o vírus e tenha produzido anticorpos, uma faixa além da listra controle fica colorida, indicando que o resultado é positivo. O resultado do teste, portanto, não aponta necessariamente infecção atual ou a presença do vírus, mas sim se houve produção de anticorpos, que é uma resposta do nosso corpo e é melhor detectada por volta de 1 a 3 semanas após infecção, seja sintomática ou não.

Apesar de não indicar infecção atual, os testes sorológicos ajudam no diagnóstico de quadros mais complexos causados pelo SARS-CoV-2, como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, e são úteis para apontar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento passado. Isso tem grande importância, principalmente para estudos de epidemiologia: os testes sorológicos têm papel crucial no monitoramento e na resposta à pandemia. Além disso, recorrência de infecção de COVID-19 parece incomum. Isso significa que pessoas testadas positivas no teste sorológico provavelmente não serão infectadas novamente, por já terem os anticorpos. No entanto, devemos ressaltar que é fortemente recomendado que a pessoa mantenha as ações de prevenção mesmo se testada positiva, pois a efetividade, o grau e a duração dessa imunidade adquirida ainda estão sob estudo.


A Biointech vende testes sorológicos para COVID-19 para que você os disponibilize aos seus clientes – entre em contato pelo nosso site ou e-mail para mais informações!

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo